quinta-feira, 12 de junho de 2008

COMITESINOS - Representantes das Associações Comunitárias

Pela primeira vez a Associação do Quilombo, de Lomba Grande - NH, está particiando do COMITESINOS (Gestão 2008-2010). Coube a mim fazer a representação neste colegiado, juntamente com outros companheiros: Guido Mário Prass Filho, da Assoc. Comunitária do Distrito de Entrepelado - Taquara; José Abedias Nunes, do Grupo Escoteiro Peregrino - Sapucaia; e Ana Maria Juliano, da Assoc. Proprietários de RPPNs do RS - CHARRUA. Nossa responsabilidade é representar todas as associações comunitárias que não foram contempladas no processo seletivo para preenchimento das vagas no GRUPO II – REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO. O COMITESINOS é o mais antigo comitê de Bacias hidrográficas e tem muita experiência acumulada. Trabalho não falta nesta bacia que é uma das mais importantes do Estado. Desejo sucesso ao novo presidente eleito, Silvio Paulo Klein (ASAEC), e à vice-presidente Luciana Paulo Gomes (UNISINOS).

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Devastação da Mata Atlântica em Novo Hamburgo

Em pleno dia do meio ambiente somos informados através Jornal NH, que Novo Hamburgo é um dos municípios que mais desmatou áreas da Mata Atlântica de 2000 à 2005 e ninguém da Prefeitura dá alguma explicação, apenas comentários evazivos. Por isso discursar nessa semana já virou hipocrisia. Deixo apenas um conselho aos amigos: plantem e plantem. Havia pensado em escrever algumas palavras hoje sobre o meio-ambiente, mas não consegui fazê-lo sem antes plantar uma meia-dúzia de mudas de palmeira Juçara(espécie ameaçada de extinção pela extração do gostoso palmito, apreciado no mundo todo), encorajo-os a fazer o mesmo, como faz meu amigo Artur de Sapucaia, do projeto SOS Palmiteiro. Há várias maneiras de se conseguir sementes, mudas, busque saber onde você pode plantar. Vamos levar nossos discursos para a prática, que nosso meio-ambiente sai ganhando.


Posted by Picasa

terça-feira, 3 de junho de 2008

COMUDE - Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo

Marcaram audiência pública sobre o desenvolvimento de Novo Hamburo num prédio público com o sugestivo nome de centro da cidadania e fecharam a porta e as pessoas não puderam entrar, conforme matéria do sabe-tudo do jornal NH de 03 de Junho.(Já me aconteceu pessoalmente, saí da Lomba Grande e fui participar de uma reunião do conselho municipal de saúde e a porta também estava fechada, não basta você querer participar tem que dar sorte e pegar a porta aberta).
Com relação a audiência pública do COMUDE (Conselho municipal de desenvolvimento de Novo Hamburgo) realizada em 02 de junho, também não pude participar em função da má divulgação da reunião. Fiquei sabendo da realização através da coluna política do Jornal NH, onde constava dia e local, tentei descobrir o horário da audiência ligando para a prefeitura, fui bem atendido pela telefonista para qual solicitei informações, sendo transferida a ligação para um ramal que ficou chamando até cair a ligação. Liguei novamente e solicite o telefone da AME(Agência municipal de empregos) pois sabia que seria lá a reunião, mas o telefone também tocou e ninguém atendeu. Isso aconteceu no horário da tarde. Acabei perdendo a audiência, fiquei surpreso com o comentário que houve boa participação popular, gostaria de saber quantos participaram? Como cidadãos temos o direito de participar da vida pública do município e se não temos assinatura de jornal sequer ficamos sabendo dos fatos que acontecem. Também havia procurado informação sobre a reunião nos portais de internet e não havia encontrado nada.(Estranho tudo muito secreto à portas trancadas).

um abraço.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Festa do Taimbé


As tradicionais festas das comunidades da Lomba Grande sempre trazem um grande público seja pela hospitalidade, pelo contato com o rural ou simplemente para apreciar as delícias do almoço colonial, galinhada, maionese, saladas diversas e aquele aipinzinho que só tem aqui! Na comunidade católica do Taimbé não foi diferente no último dia 25 de maio/08.






a